sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Bruno Munari: Arte, Desenho, Design - Instituto Tomie Ohtake


L'Ora X (Bruno Munari)


Está em cartaz até o dia 17/02, no Instituto Tomie Ohtake, a Exposição "Bruno Munari - Arte, Desenho, Design" e traz trabalhos interessantes deste artista que se aventurou por vários materiais e técnicas.

A exposição está bem montada e num espaço bastante bonito do Instituto, local que ainda não conhecia e para onde pretendo voltar várias vezes.

Gostei bastante de ver algumas anotações do próprio Munari sobre o seu trabalho e, principalmente, de conhecer esse seu lado multifacetado. Conhecia mais sua obra ligada ao livro, mais especificamente ao livro infantil. Nessa linha, a exposição traz alguns jogos criados por ele e também peças da série Livro Ilegível. A única pena é não poder brincar com aqueles jogos (principalmente o de transparências) e não poder folhear os livros ilegíveis :D.

Também são muito interessantes as peças apresentadas - móbiles, luminárias. Tornaram-se favoritas as peças Ora X (1963), "Macchina Inutile 'Max Bill" e "Concavo-Convexo". Quanto a esta última em particular é interessante observar também as sombras que ela cria na parede oposta.

Para quem gosta de artes e, mais especificamente da área de design, é uma exposição que vale a pena.

Mais alguns dados:
Exposição Bruno Munari: Arte, Desenho, Design
Curadoria: Luis Pérez-Oramas
Local: Instituto Tomie Ohtake
até 17/02/2013, de terça a domingo das 11h às 20h, entrada gratuita
(fechado no feriado do Carnaval)
Mais informações no site do Instituto