domingo, 31 de outubro de 2010

Esquilo (Squirrel - Origami)




Este modelo do Michael G. Lafosse foi dobrado seguindo os passos do livro Advanced Origami, sobre o qual já comentamos aqui.

Na primeira tentativa, costumo usar papel manteiga - ele é um pouco mais duro, mas é bastante fiel (rs) - aguenta muitos dos nossos erros sem rasgar.

Para a versão final (foto) utilizei papel sanduíche de 30 X 30 cm. Como esse papel também é um pouco mais encorpado, o esquilo não ficou tão jeitoso e arredondado como o do autor. Em seu livro, Michael recomenda usar papéis de 58 cm para obter um esquilo dobrado cujo tamanho se aproxima do tamanho do animal verdadeiro.

Como nos outros modelos que já dobramos desse livro, os 39 passos (constantes das páginas 52 a 57) estão muito claros e muito bem descritos.


É um origami muito gostoso de dobrar - experimente!



domingo, 10 de outubro de 2010

Folha - Stephen Michael King




A arte de Stephen Michael King encanta a partir da capa. Uma folha entre os cabelos de um garotinho.

Que estória poderá então sair daí? Livro de imagens com delicadeza de traços e pintura, ideal para a estória singela que brota das páginas.

Com as travessuras e descobertas típicas das crianças, no início, o personagem foge de cortar os cabelos, encontra um cãozinho e um passarinho travesso. Uma folha aparece ali entre os cabelos da criança.

Como cuidar dessa folhinha? E se o cabelo for cortado, o que acontece então? Descobertas, alegrias, apreensões e crescimento, ternura nas imagens desse excelente autor australiano.

Gostei tanto desse livro, que acabei mostrando para todo mundo que encontrava. Crianças, colegas do trabalho, pessoal da família - risos no início e, sem faltar ninguém, todos fizeram um "ahhhhh...." entristecido entre as páginas 48 e 50. Mas, prestando atenção às reações, pude ver em todos os rostos um sorriso leve e alegre ao chegar ao final da estória. Um belo livro!

Para conhecer mais algumas ilustrações e um pouquinho mais sobre o autor, consultem o site dele. Lá há exemplos das ilustrações, você conhece também outros livros do autor.
Gosto em especial da página sobre sua arte.

Além disso, para quem gosta de desenhar, as palavras do autor no vídeo abaixo são inspiradoras. Em uma tradução livre:

"Um professor me disse uma vez
Se você consegue desenhar um círculo
de qualquer tamanho
você pode desenhar qualquer coisa!
Todo mundo pode desenhar!
Se você pode escrever, você pode desenhar
Seja corajoso
Desenhe rápido
Grande
Divirta- se!"




Título original: Leaf
Autor e ilustrador: Stephen Michael King
Tradução: Gilda de Aquino
Tradução das onomatopeias: Paulo Chagas de Souza
Editora: Brinque-book, 1a. edição, São Paulo, 2008, 66p.
Publicado originalmente na Austrália em 2008.