sábado, 27 de dezembro de 2008

Morcego da Sorte (Happy Goodluck Bat - Origami)



Este é o Morcego da Sorte, criado pelo origamista Michael LaFosse e que pode ser aprendido com instruções do próprio idealizador no site PEM Origami, disponível na lista de modelos de 2007. Trata-se de um origami considerado de nível avançado e feito com a técnica "Wet folding", esta criada pelo origamista Akira Yoshizawa.

Foi o primeiro modelo que fiz utilizando esta técnica, na qual trabalhamos com o papel úmido. Para isso, utilizei uma esponja embebida em pouca água e passei delicadamente sobre o papel seco - não deixei que o papel ficasse encharcado, mas levemente umedecido. É bastante interessante, pois o papel fica mais macio e bem mais maleável.

No vídeo do LaFosse, há dicas importantes para trabalhar com esta técnica: não utilizar as unhas para vincar (para marcar o papel, o que costumamos fazer com o papel seco) e também não usar a mesa como apoio, por exemplo. Como o papel está úmido também fica bem mais delicado - é muito gratificante a experiência de ir moldando o papel nas mãos.

No site Transformando papel em arte, há mais algumas dicas sobre a técnica Wet Folding - vale consultar!

Um outro ponto interessante é que se trata de um modelo que admite algumas variações. No morcego que aparece no início deste post (foto acima), abri um pouco as orelhas no meio, diferente do que aparece no vídeo original. Também é possível fazer algumas variações na carinha e nas asas do morcego.

Nenhum comentário: