quarta-feira, 25 de junho de 2008

A famosa invasão dos ursos na Sicília - Dino Buzzati



Eis um belíssimo livro - em muitos aspectos. Trata-se de uma singela história que começa épica: os ursos descem das montanhas em busca de um melhor lugar para viver e, para o rei Leôncio, a busca por seu filho - o ursinho Tônio que fora raptado por dois caçadores. A partir daí, muitas batalhas se seguirão, em vários níveis.

Uma história que trata de buscas, de encontros, do contato de povos (ursos com os humanos, no caso, e o que isso faz com a natureza dos ursos), batalhas, perdas e ganhos, transformações. Na capa de proteção do livro que aparece na foto acima (clique na imagem para ampliar), já se pode ter uma idéia do que acontece - reparem na imagem do meio: vêem ali um urso vestido? Outro em uma charrete?

São tantos pontos a destacar, que acabei selecionando apenas alguns dentre inúmeros:

- O autor domina com maestria a escrita - há versos, há prosa; seriedade e leveza; ironia e bom humor:

Há mães que dizem: não consigo entender que prazer existe em contar para crianças histórias de fantasmas; depois elas se assustam e durante a noite começam a gritar porque ouvem o barulho de um rato. E talvez as mães tenham razão. Mas é preciso pensar em três coisas: antes de tudo que os fantasmas, admitindo que existam, nunca fizeram mal às crianças, nunca fizeram mal a ninguém; são os homens que gostam de sentir medo; os fantasmas ou os espíritos, se existem (e nos dias de hoje praticamente despareceram da face da terra) são como o vento, a chuva, as sombras das árvores, a voz do cuco ao anoitecer, coisas naturais e inocentes; e provavelmente são tristes por terem de ficar sós, sozinhos em velhas casas melancólicas e desabitadas; talvez, porque nunca os vêem, têm medo dos homens, e se nós demonstrássemos um pouco mais de confiança, poderiam tornar-se gentis ou quem sabe haviam de querer brincar, por exemplo, de esconde-esconde.

Segunda coisa a dizer: que a Rocca Demona não existe mais, não existe mais a cidade do Grão-Duque, não existem mais os ursos na Sicília e a história hoje anda tão distante que não há razão para se impressionar.

Terceiro: a história foi mesmo assim e não podemos mudá-la. (p. 35-36)

E aí o autor nos delicia (crianças e adultos) com o encontro dos ursos com os fantasmas.

- Classificado como infanto-juvenil (aliás gênero riquíssimo em vários sentidos, mas ainda não tão valorizado como deveria), o livro agrada certamente a todos os públicos e certamente traz referências a um momento histórico italiano. É como bem diz o ensaio de Francesca Lazzarato - "Um livro para todos" - que consta ao final dessa primorosa edição em papel couché e com ilustrações coloridas (Berlendis & Vertecchia Editores):
[...] E a sua esplêndida fábula tem quase o sabor de uma deliciosa, irônica e talvez involuntária provocação, se pensarmos que apareceu num dos momentos mais dramáticos da história italiana recente, numa Milão bombardeada, em que se disparava pelas ruas e os sem-teto acampavam na Galleria. (p.135)

- Ah! e que surpresa boa são as ilustrações feitas pelo próprio Buzzati. Bonitas, bonitas - gostei muito da que aparece na página 117 (quando o Rei Leôncio luta contra a terrível serpente do mar e, sem saber, também contra a perfídia do urso Salitre). E não só elas - as ilustrações por si mesmas -, mas a forma como o autor as faz conversar com o texto. Um exemplo:
[...] Desastre completo.

E então por que no desenho, que certamente corresponde à verdade, ao contrário se vêem os ursos chegando ao topo das muralhas e alguns até mesmo no telhado da fortaleza, ainda mais altos que os soldados do Grão-Duque? Por que no desenho parece que os ursos estejam a ponto de vencer? Por que então esta brincadeira? (p.59)

Pois é! o desenho realmente mostra outra coisa - e a explicação para isso vem logo depois.

Sem dúvida, uma bela obra literária. Assim, se levarmos em conta a observação abaixo:

Toda grande obra de arte precisa passar por este teste: ela utiliza as propriedades específicas do seu meio de expressão para ampliar seu significado? Proporciona uma experiência nova? Essa experiência é algo profundo, que vale uma segunda visita? E, por fim: ela possui aquela qualidade estética que, qualquer que seja sua essência, pode ser chamada de beleza? [...] (comentário da Revista Time que consta na contracapa do quadrinho Epiléptico, sobre o qual, em breve, escreveremos)

para A famosa invasão dos ursos na Sicília, um grande e sonoro Sim seria a resposta para todas as perguntas. Puro prazer literário e estético.

Mais alguns dados da obra:

Escritor: Dino Buzzati (1906-1972 - Itália)
Título original: La famosa invasione degli orsi in Sicilia
Publicado originalmente em 1945
Tradutor: Nilson Moulin
Editora: Berlendis & Vertecchia Editores, 2001, aprox. 159 p.

2 comentários:

Leo William disse...

Eu também li esse livro e adorei!

Patrícia C. disse...

Olá, Leo!

Obrigada pela visita - além da história, os desenhos desse livro são muito bons, né?

Visitei o seu blog e vi que vc curte quadrinhos e tirinhas - eu também gosto muito!

Um abração